domingo, julho 09, 2006

Um Cigarro & Um Chaveco

Por muito tempo tentei entender os vários motivos que levam as pessoas a fumarem, mesmo vendo aquelas fotos horríveis (a da perna necrosada é a que mais me choca), sendo loucamente advertidas, ameaçadas com câncer e tal.

Segundo um amigo meu, que não fuma, mas, ao contrário de mim, já pôs um cigarro na boca, o gosto é ruim, ter fumaça passando pelas suas vias aérias é uma sensação ruim e o prazer de fumar só vem quando você já está viciado em nicotina.

Vemos que é bem diferente de beber, onde você pode ficar no mínimo alegre logo na primeira vez (risos)!!!

Eu descobri, por acaso, pouco tempo atrás um fenômeno social interessante, que parece afetar principalmente mulheres. Eu intitulei este post em homenagem. Em uma balada, reparei que uma amiga minha de longa data que fuma "socialmente", sempre pedia fogo a homens... e sempre havia alguma interação após isso. Achei o fenômeno interessante, mas precisava testá-lo.

Para meu delírio, quando ela puxou o próximo cigarro (ela carregava cigarros, mas não isqueiro... também parece ser um padrão entre as mulheres), havia uma mina acendendo seu cigarro, com um isqueiro na mão. Quando percebi que minha amiga procurava alguém com um isqueiro, cutuquei-a e disse: "aquela mina tem um isqueiro...".

E aqui começa a parte divertida. Ela olhou para a mina por 2 ou 3 segundos. Nitidamente ela tentava se decidir se pedia ou não pelo isqueiro. Enfim, veio a definição: ela se virou para um cara ao lado e pediu por fogo. Ele não tinha sequer um cigarro nas mãos. Mas tinha isqueiro... e observamos então alguma interação. Eu sempre me impressiono com a natureza humana.

É claro que não é somente nessa situação que observamos esse tipo de comportamento, que no futebol seria merecedor de cartão amarelo!!! Tal padrão também pode ser observado em momentos bem mais simples, como pedir por direções na rua ou escolher o lugar para sentar-se no ônibus, no metrô e, por que não, numa mesa de bar, dentre uma turma de "amigos". Afinal de contas, assim como no futebol (eu sei que não costumo fazer analogias com futebol, mas é nisso que dá assistir praticamente todos os jogos da copa...), o posicionamento em campo é um dos principais fatores que levam à vitória. É claro que o mais importante é a iniciativa!!! hahaha

Felipe Dex: jamais vou sequer considerar a hipótese de colocar um cigarro na boca... mas não vejo mal nenhum em carregar, preventivamente, um isqueiro...

Nenhum comentário: