sábado, agosto 12, 2006

Adulto?

Aos vidrados em análises nonsense e discussões psicológicas ou científicas, e que por acaso leiam a SuperInteressante, procurem por mim na sessão Desabafa da super desse mês ("Os superpoderes do Cérebro"). Eu tô comentando sobre os rituais de passagem, que foi uma discussão da edição anterior (capa sobre Psicopatas).
Infelizmente, o que eu escrevi foi um pouco cortado e editado... nem parece que sou eu escrevendo, então vou colocar o texto na íntegra aí embaixo:
---------
Gostei muito da reportagem "O Adulto Desmontado", da Super de julho de 2006. Tenho 23 anos, mas moro sozinho há 5 e me sustento há 2!!! Ainda assim, ainda me sindo adolescente, admito ter um certo medo de ser adulto. A reportagem me mostrou que não preciso ter medo de continuar sendo exatamente como sou: responsável quando necessário, mas uma criança no resto do tempo.
A reportagem só não falou de um ritual de passagem para a vida adulta muito famoso no Brasil: o trote. É claro que é muito mais nítido para mim, que vim morar sozinho logo depois de passar por ele. A cabeça raspada contém uma simbologia interessante: a perda do cabelo altera sua visão de si mesmo, e essa visão é reconstruída enquanto o cabelo cresce novamente. É uma pena que alguns transformem esse bonito ato em tragédia, mas o trote é uma parte de nossa cultura, tão importante quanto os praticados pelos índios mostrados na reportagem.
---------

Felipe Dex: interagindo com o mundo, dessa vez impresso!!!!

Nenhum comentário: