sábado, abril 26, 2008

Histórias Imortais

Muitos filmes, piadas, livros e afins (jogos de computador, por exemplo) estão condenados à época em que foram feitos. As piadas, conflitos e personagens perdem sua graça e sua cor. Mas alguns autores (e atores) conseguem superar barreiras do tempo e criar histórias que ou são atemporais ou são imortais, por serem um retrato muito nítido da época em que foram feitas (ou os dois).

Ao ler o parágrafo acima, sei que muitos vão pensar nos grandes clássicos. E pensar neles não é errado. Afinal de contas... se não fossem imortais, não seriam "os grandes clássicos". Dom Casmurro, Vidas Secas, 1984, Neuromancer (eu poderia escrever um post inteiro com nomes de clássicos, mas nem eu nem quem lê teria saco).

Mas as histórias rotuladas de clássicos pelos auto-denominados intelectuais não são as únicas imortais. O Pop produz histórias e filmes dos quais nunca enjoamos, e eu que nem casado sou me pego falando "quando tiver um filho, ele vai ter que ver esse filme".

Esse post não é sobre os grandes clássicos dos intelectuais. É sobre os grandes clássicos Pop, por assim dizer. Vou jogar dois exemplos que são imortais (não só para mim), mas que são deixados de lado pelos olhos limitados dos tais intelectuais.

De Volta Para o Futuro
Acho que não preciso falar sobre a história. O filme retrata com uma perfeição impressionante a mente dos anos 80. E eu digo a mente (e não os anos 80), porque ele mostra como as pessoas viam o futuro e o passado. A imaginação das pessoas é capaz de mostrar como elas são de maneira bem mais nítida do que as roupas que elas vestem.

Starcraft
Desse aqui talvez você nunca tenha ouvido falar. Não é um filme nem um livro: é um jogo de computador (intelectuais, tremei!). Foi aclamado como um dos melhores ou o melhor jogo de estratégia em tempo real. Futurista, com uma história envolvente e um modo de jogo muito bom. O jogo foi lançado em 98, mas até hoje é muito jogado. (Veja você mesmo na Wikipedia)

Felipe Dex: tente sempre ver o mundo com seus próprios olhos!

Nenhum comentário: