quinta-feira, janeiro 18, 2007

Ah, as fases de vazio bloggal... e um dragão...

Sim sim, acho que estou em mais uma fase improdutiva para o blog. Eu ainda não entendi exatamente porque elas acontecem. Eu realmente sinto falta de escrever aqui.

Como esse blog é uma reflexão sobre a vida, e não simplemente um conjunto dos contos diários que compõe minha vida, é necessária alguma inspiração... não muita (é claro que nesse caso os posts não ficam tão bons, eu acho...)... mas alguma!

Mas acho que há uma coisa a dizer... alguém no trabalho, dia desses, lembrou-nos do velho mito chinês, da cidade que coloca seu tesouro numa caverna, e usa um dragão para servir de guarda. Eles alimentam tanto o dragão, para que ele nunca queira ir embora (e deixe o tesouro desprotegido) que o dragão fica enormemente gordo, e entala na caverna... o tesouro está perdido para sempre (na mitologia chinesa esse lance de matar dragões não é nada sussa...)!

Incrivelmente, nenhum de nós (nem o cara que se lembrou do conto) conseguiu entender a moral da história, o que, é claro, me deixou inquieto (eu sou muito curioso com essas coisas...). Viajando na maionese e tals, não cheguei a uma moral ainda, mas consegui encontrar o que acho ser um exemplo real dessa situação: a quebra do Hedge Fund Amaranth, no segundo semestre de 2006.

Na analogia, o tesouro seria o retorno do fundo. O dragão o trader que desconhece o significado de limites, e tem sede de poder (assim como o dragão é faminto, afinal, ele comeu a comida toda!). Os diretores do fundo alimentavam o dragão, dando-lhe mais limite de risco, na esperança que seu tesouro estivesse mais protegido.

Na realidade, assim como na velha lenda, o dragão não é domável. O resultado? Uma perda de quase US$ 7 bilhões!!!

Felipe Dex: eu sempre digo pra ouvir os mais velhos, talvez eu devesse incluir as velhas lendas e contos também!

Nenhum comentário: