quinta-feira, janeiro 25, 2007

Boemia Genética

Antes até de começar a escrever, vou mostrar o link, para que quiser (neste caso puder) ler a notícia. Você vai precisar de uma senha do UOL ou da folha, mas uma procurada no google (depois de ler este post) deve te salvar...

- Leia a reportagem -

Pra tornar curta uma longa história, o texto fala de duas pesquisas separadas, uma feita por britânicos (sempre eles!) e outra por brasileiros (e olha que às vezes eu até esqueço que agente tem pesquisa científica...). O resultado é o mesmo, mas apontado para lados diferentes.

Os britânicos descobriram que uma mutação em um gene (Per2), as pessoas tendem a ser madrugadores (chame-os de diurnos-hardcore!!!). Você conhece pessoas assim. Elas vão dormir com as galinhas (infelizmente no bom sentido!), logo que escurece, e acordam às 4 da manhã.

Os brasileiros descobriram uma no (eu suponho, pelo menos...) gene do lado, o Per3, que causa o efeito oposto: as pessoas acordam muito tarde (de tarde, se você preferir) e ficam despertas até quase de manhã!

Como seres humanos têm ódio pelo diferente ("esses humanos são uns loucos!", como diria Obelix), ambos os grupos já têm esperança de uma cura. Eu admito que fico meio pê da vida... como assim uma cura??? Não dá pra aceitar que as pessoas desviem da média????

Tão importante quanto isso (eu ia dizer mais, mas tive um ataque repentino de modéstia) é que, se eu tivesse que apostar, diria que eu tenho a mutação no gene Per3 , que é o que atrasa o sono. Isso explica porque tenho sérias dificuldades com horários matinais!

Mas minha aposta só é feita, porque eu realmente tenho uma estranha tendência de trocar o dia pela noite. Normalmente eu tenho compromissos que requerem que eu acorde cedo (como ir para o trabalho, por exemplo). Mas já passei épocas em que não estava trabalhando, e estava de férias do colégio ou faculdade, em que houve sintomas claros (eu acho) desta diferença (observem que eu não usei a palavra anomalia) genética.

Se não for acordado, eu começo, a cada dia, a acordar mais tarde e ir domir cada vez mais tarde. O processo se estabiliza quando estou indo dormir lá pelas 8 da manhã e acordando umas 4 ou 5 da tarde. Acho só que ao invés de "encontrar uma cura", as pessoas deveriam simplesmente aceitar que nem todos estão "com pique total" às 10 da manhã (ou da madrugada, como eu costumo dizer...).

Felipe Dex: assombrado com a perspectiva de que grande parte de seu comportamento seja determinada geneticamente!!!

Nenhum comentário: