domingo, maio 25, 2008

Rise Lord Malthus!

Por toda parte, em todo o mundo, preços estão subindo. Petróleo, grãos, metais. Não é a primeira vez que isso acontece na história. Muitos já gritam a pulmões cheios que os mais pobres são os mais prejudicados pelo movimento, com a comida mais cara.

Pelo que ando lendo, movimentos nos preços de commodities tendem a acontecer ciclicamente. Cada ciclo leva décadas, e finda com uma grande correção dos preços, uma mudança de patamar.

Thomas Malthus é famoso pelo principio de que a população cresce exponencialmente enquanto a produção de alimentos cresce aritimeticamente. Como texto completo, ele argumentava que, uma vez que os meios de produção progridem, permitindo mais alimentos, a população cresce, uma vez que os indivíduos percebem mais alimento disponível.

Aparentemente esta tem sido a tendência pelo menos do sistema capitalista nos últimos séculos. Mas há de se perguntar (e pergunto quanto sou influenciado pelo momento ao dizer isso) se existe um limite de população que o planeta é capaz de suportar.

Pela primeira vez, os aumentos de preço não estão criando aumentos na oferta (o petróleo é o caso mais claro disso). Os estoques de grãos (sei que isso é verdade para o trigo) estão em seus menores níveis históricos (medidos em dias). Podemos estar a um passo de um colapso sistêmico.

Felipe Dex: espero que possamos eliminar as possibilidades mais obscuras. Se Malthus estava certo, tudo vai se normalizar em poucos meses ou anos (menos o petróleo).

Nenhum comentário: