domingo, agosto 31, 2008

Infecção no Marketing Viral

Ontem eu fui em uma famosa balada eletrônica em São Paulo, chamada D-EDGE. Gosto bastante de lá, apesar de sentir saudades de quando ia lá 4 ou 5 anos atrás, tenho a impressão de que o público e a música eram melhores. Mas não é sobre isso que eu quero falar.

Logo que se entrava, à direita, havia um simulador de corrida de Fórmula 1: um cockpit vermelho com o equivalente a 3 telas de computador. Tinha volante e tudo. No alto, o logo da Marlboro.

Como sou meio game-maníaco, fui perguntar como fazia pra jogar. O cara no balcão perguntou: "Você fuma?". Respondi que não. "O jogo é apenas para fumantes." Dei de ombros e fui curtir a balada.

Na balada estava com um velho amigo, e comentei com ele, que o Marketing Viral da Marlboro era perfeito. Na minha opinião, pessoas inseguras começam a fumar para se sentirem parte do grupo. E o conceito foi muito bem aplicado ali: se você fuma, pode jogar, você é parte do clube! Se você não fuma, está fora. Realmente achei uma bela campanha (não, não vai me fazer fumar!)!

No caminho para a saída, dou uma nova olhada no estande (era efetivamente um estande). E reparo uma coisa: havia um daqueles logos que o Ministério da Saúde obriga as companhias a colocarem em suas propagandas. A regulamentação deve dizer que a propaganda contra o cigarro deve estar em proporção, pois devia ter o tamanho de um papel A3, era bem visível. E era o aviso de que o cigarro causa impotência. Só mais um problema: quando se olhava, o aviso sobre impotência ficava bem acima da cabeça do cara que estava jogando.

Vamos rever algumas coisas:
1. O cara que está sentado no cockpit jogando fuma (é um pré-requisito para jogar)!
2. O cigarro causa impotência (e há um grande lembrete exatamente sobre a cabeça dele)!
3. O cara está num joguinho, em vez de procurar mulheres na balada!

Tirem suas próprias conclusões!!! É o Marketing Viral mais queima-filme de todos os tempos!

Felipe Dex: depois de ter bebido alguma coisa (lógico), e ao ter essa epifania, não resisti e comentei com uma das garotas-propaganda (que estava num macacão da Marlboro). Ela começou a rir muito, e imediatamente contou pro cara do lado dela.... também num macacão! Agora vamos ver quanto tempo dura esse viral.....

Nenhum comentário: