quinta-feira, setembro 16, 2004

Feliz Ano Novo!!!

Pois é... pode parecer estranho ouvir isso em setembro, mas para algumas pessoas pelo mundo afora (alguns próximos de mim) um novo ano começa esta noite. Sim... o ano novo judeu.

É incrível que um povo, apesar de milhares de anos de mistura com o povo romano-cristão ainda mantenha a tradição a ponto de comemorar o ano novo totalmente fora de época. A pergunta que mais marca não é essa, mas sim como os judeus conseguem educar suas crianças de forma a manter sua cultura religiosa, estando permeados e dispersos em outra cultura?

E mais... por que os católicos não conseguem o mesmo? Por que mais e mais cristãos perdem a fé em Deus ou simplesmente deixam de acreditar que a Santa Madre Igreja Católica é detentora do canal de comunicação com o "Outro Mundo" (tentem não ler pejorativamente... :-) )?

Parte da explicação talvez esteja na diferença de tratamento entre os centros de poder e os crentes em cada uma duas religiões...

Ao longo da história, e mesmo hoje, a Igreja Católica se mantém numa posição de superioridade em relação a seus fiéis. Ajoelha-se de cinco em cinco minutos na missa perante um altar. Essa submissão não me agrada, por exemplo... na verdade, ela é incompatível com a tendência à individualidade trazida pelo capitalismo...

No judaísmo, por outro lado, a religião (pelo menos para mim) parece ser vista como um local de encontro e confraternização, não de eterna penitência. Só há um dia no ano em que os judeus podem se ajoelhar, o Yom Kipur (eu só vi escrito uma vez.. devo ter errado): o Dia do Perdão.

Uma última nota... em determinadas datas, que coincidem com grandes flagelos que caíram sobre o povo judeu, come-se um pão com sal, para lembrar que a vida nem sempre é doce, que momentos difíceis vem e vão, mas que não são um desastre total. A ausência de rituais parecidos no Cristianismo talvez deixe as pessoas inseguras em momentos de crise. OK, não se come carne na Sexta-Feira Santa, mas não é lembrada a morte de Paulo, ou de Pedro...

Felipe Dex: mantendo sua fé em Éris e Tykhe, mas abrindo uma discussão.... quando descobrir mais talvez tente discutir sobre o islamismo... :-)



Nenhum comentário: