domingo, setembro 11, 2005

Os Traders se Divertem

Acho que ainda não comente por aqui, mas meu trabalho de conclusão de curso, a ser entregue no final de novembro está em vibrante confecção (com um 8,5 na primeira metade).

Como todo trabalho acadêmico, seu conteúdo somente é válido para um seleto número de loucos que, por razões quaisquer, decidiu estudar tal específico tema (o texto está rebuscado pois estou empolgado digitando formalmente, peço desculpas). O meu é sobre Viabilidade de Hedge Funds. Basicamente, ele questiona se é possível que um gestor de recursos específico supere, consistentemente, o resto do mercado.

Para aqueles que tiveram aulas de finanças, é fácil lembrar que isso vai de exato encontro à teoria de eficiência de mercados, onde toda a informação disponível está no preço dos ativos.

Muito bem, para que meu trabalho apresente conclusões positivas (ah... o viés do mundo acadêmico... todos queremos ganhar!!!), tenho que "provar" que o mercado não é eficiente (é uma pequena, porém importante, parte do trabalho. Muitos devem estar se perguntando onde quero chegar com esse post. A resposta é "ao folclore"!

Este é um assunto muito discutido. Logo, surgem muitas teorias a seu respeito. É justo que algumas, façam ou não sentido, sejam engraçadas!!!

Por exemplo: behavioristas atribuem as boas condições (valorização e tal) do mercado de ações na década de 90 ao surgimento do Prozac!!! Hahahahahha. Imagina os caras comprando ações sem nunca ficarem infelizes (ou felizes... mas o que importa?)!!!

O outro acontecimento folclórico: cheguei em um ponto em que eu precisava dizer que algumas coisas são fruto de profecias auto-realizáveis (se todos dizem que a bolsa estará em 30.000 no final do ano, ela estará, pois enquanto ela estiver abaixo, todos estarão comprando!!!).

Tem um site de busca acadêmica, chamado Proquest, onde eu loucamente procuro artigos para fundamentar meus pressupostos. Bom, para meu problema acima eu procurei, sem pensar: "Influence of predictions in market behavior". Eu admito que não tinha esperanças. É uma frase muito jogada, mas eu não sabia o que procurar. Obtive 94 resultados (para esse site, é bastante coisa...).

Muitos chamariam isso de gbarrismo (obra de deus), o que não passa de uma blasfêmia contra os poderes do Acaso. Na verdade, é a maravilha do Inconsciente Coletivo.

Eu até me emociono!

Felipe Dex: working hard, just to prove a bunch of guys are wrong!!!

Nenhum comentário: