domingo, novembro 13, 2005

O Fim está Próximo?

Eu estou há algum tempo pensando na melhor maneira de escrever sobre a explosão popular na França. Basicamente, o capitalismo parece estar chegando na fase final prevista por Marx (não sou Marxista, nem comunista, nem nada do gênero... mas o cara falou algumas coisas que fazem sentido).

Para aqueles que nunca pensaram a respeito, imaginem o capitalismo como uma grande bomba de sucção, sugando a riqueza da base da pirâmide, levando-a para o topo. Na verdade, se você parar pra pensar, praticamente todos os modos de produção (ou tipos de economia, se você preferir) fazem a mesma coisa, desde o escravismo até o feudalismo.

Imagine então a situação do povo na base da pirâmide. Sua situação vai, gradualmente, se deteriorando. Primeiro eles perdem o poder financeiro de se divertir, depois de se vestir, até que chega um momento em que não há mais comida e abrigo.

Eu não posso dizer que já passei fome de verdade, mas, por uma noite, eu passei frio e fome (durou poucas horas, eu sei). É preciso dizer que poucas coisas incomodam mais do que dormir de barriga vazia. A fome é uma força poderosa, pois está ligada aos mais básicos instintos de sobrevivência.

Foi assim que estourou a Revolução Francesa... o povo tinha fome. Não houve líderes na explosão, exatamente como ocorre agora. Os líderes apareceram depois, direcionando a massa revolta.

Para aqueles que acham que o momento atual passará, afinal de contas o mundo está crescendo e tal, tenho más notícias. Crescimento econômico não é mais sinônimo de aumento dos empregos. A produtividade está crescendo também, a 2% ao ano nos Estados Unidos (em teoria, quanto mais desenvolvido, mais difícil é fazer sua produtividade aumentar, a China, por exemplo, consegue aumentos de 6 a 7% a.a.). Isso quer dizer que mais trabalho é feito por menos pessoas.

Se não há empregos, como a economia cresce? A resposta é simples: não é necessária uma grande massa de compradores, apenas um pequeno grupo que compre muito. E é exatamente essa a situação atual. Eu descobri a pouco tempo, mas o carro mais vendido em toda a história da humanidade é o Toyota Corolla. Mais de 28 milhões de unidades. É isso mesmo, é um carro de luxo! Agora entendem do que eu estou falando???

Eu creio que falta pouco tempo (histórico) para o fim retumbante do sistema atual. Eu diria que menos de 200 anos... mas quem sou eu pra chutar isso??

Felipe Dex: eu gostaria de ficar por aqui e ver o que vai acontecer... de verdade! Quem sabe eu consiga um cérebro positrônico...

Nenhum comentário: