segunda-feira, março 27, 2006

Plano perfeito...

Foi até o SP Market (acreditem em mim, é muito longe... nem sei se ainda é São Paulo... hahaha) assistir a "O plano perfeito". Eu esperava que fosse apenas um filme sobre um roubo a um banco... bom... ele é tudo, menos isso.

O filme discute vários temas atuais, outros atuais desde 1945, de uma maneira chocante, e fácil de não perceber... a montagem é muito inteligente, pois tudo flui como mais uma parte da história... impressionante.

Eu o colocaria, em termos de denúncia, ao lado de Syriana. É incrível como Hollywood (ou pelo menos parte dela) se empenhou, de repente, a fazer filmes de denúncia, ainda que disfarçados de filmes de ação comuns.

Só me falta ver Crash. Que foi muito recomendado... não pelo Oscar, é claro, que está entre as coisas mais odiosas da face da Terra...

Esses filmes falam muito comigo... infelizmente, eu já sou alguém atento às coisas retratadas (não que eu me ache melhor que ninguém por isso... mmmm.... talvez eu me ache sim... talvez!). Realmente me pergunto se eles falam com quem é importante, ou seja, o estadunidense médio (infelizmente, são eles que votam no Bush).

Assustou-me um pouco o fato de várias pessoas saírem de Syriana sem entender nada. Isso me faz crer que poucos entenderam o paralelo traçado por Spike Lee aos "bem servidos" prisioneiros de Guantánamo...

Que, no fim das contas, pode ser o motivo de Cuba ainda ser comunista... onde mais os yankees poderiam colocar um campo de concentração?


Felipe Dex: não me vem outra frase na cabeça que não "tão longe de Deus, tão perto dos Estados Unidos"... sad but true...

Nenhum comentário: