quinta-feira, outubro 18, 2007

Dois Tempos

Agradeçam ao Blog do Dilbert, que está aí nos favoritos, pois foi o sr. Adams que achou esta notícia, não eu. Vou por o link primeiro e brincar com a idéia depois:

A Two-Time Universe

Basicamente, no esforço de unificar a teoria quântica com a da relatividade, um cientista pioneiro teve uma idéia na direção oposta do senso comum atual. Na minha opinião (humilde, já que não sou físico) genial: imaginar a possibilidade de existirem 2 dimensões de tempo (ao invés de uma) e uma dimensão de espaço a mais (total de quatro). Na teoria das cordas, existe só uma dimensão de tempo, e umas nove ou mais de espaço...

Alterando as equações das duas físicas para esta realidade proposta, ele conseguiu explicar a "matéria escura" facilmente. Achei incrível. Eu acho que a dimensão adicional de tempo pode ser a explicação para o porquê de a velocidade da luz ser a mesma, independente do observador....

É só um pressentimento, mas eu diria que ele está num caminho melhor do que nossos amigos da teoria das cordas.

Só para fechar: lembremos que o universo que vemos é uma grande ilusão. O chão, o teto, as paredes, o céu, as estrelas e tudo mais são apenas avatares criados pelos nossos cérebros para representar diferentes estados da energia que forma o universo. Criar um modelo de universo não é diferente disso. Eu não gosto da palavra impossível, então vou dizer que é muito difícil que alguém, algum dia, saiba exatamente como o mundo é. Entretanto, não é isso que os físicos buscam: eles procuram apenas um modelo que possa prever o universo com grande precisão (a maior possível alguém diria).

É uma analogia limitada, mas, o desenvolvimento tecnológico não depende de saber o motivo exato por que imãs se atraem, apenas do equacionamento de tal força de atração.

Felipe Dex: empolgado com a idéia de uma dimensão extra de tempo, e confundindo seus leitores (se é que eles existem...)...

Nenhum comentário: