domingo, outubro 28, 2007

Sob o Sol de Escorpião...

Na terça-feira passada, às 17h15 (se você responde ao horário de Brasília), o sol entrou em sua passagem anual pela constelação de Escorpião. Com as crenças que carrego, este evento é um marco importante por apenas um motivo: meu aniversário se aproxima. É claro que, como estamos no Brasil, pertenço a uma minoria de ateus e céticos, e a grande maioria da população, independente da religião, cor ou camada social leva um pouco a sério um evento como esses.

Apesar de ser ateu, me interesso pelas crenças diversas, e a forma como atuam nas pessoas. Já li bastante sobre astrologia. Eu gosto de investigar pessoas (muitos já diriam "claro, você é de escorpião", mas isso é apenas uma coincidência cósmica), e tentar descrevê-las pela posição das estrelas quando elas nasceram é uma idéia divertida.

Nesse sentido, ser de escorpião é interessante (e eu nasci no decanato - dez dias - do meio, o que me torna o "escorpião mais escorpionino" por assim dizer), já que se trata da figura mais controversa do zodíaco. O escorpiano é descrito como ciumento, vingativo, possessivo e traiçoeiro. Também é dito leal, magnético, intenso e bom de cama. Os astrólogos parecem concordar sobre uma coisa: o nativo deste signo é ótimo em desvendar pessoas e suas intenções, boas ou más.

Não sei se o senso comum prevê esse comportamento, mas mulheres (ao menos eu acho) prestam muito mais atenção a toda essa idéia de astros governam nossas vidas e que as pessoas são bem descritas pelos seus signos do que homens.

O conjunto de folclore e percepção seletiva leva a uma repetitiva situação em minha vida. Talvez essa situação seja a única coisa efetivamente comum entre os nativos deste signo (mas nenhum astrólogo fala disso). Trata-se de ouvir, repetidamente, a frase: "Credo! Você é de Escorpião?"

Tenho a impressão de que todas as mulheres já tiveram problemas com o tal do "veneno do escorpião" (existe um livro quase com esse nome, mas acho que ele fala de outra coisa....). Provavelmente elas também tiveram problemas com todos os outros 11 signos, mas o astrólogo favorito faz questão de "lembrá-las" de que o escorpião é o pior de todos. Afinal, os outros homens eram ruins por acaso, mas o escorpião é naturalmente hediondo!

Acho que este post é apenas um protesto contra os rótulos do dia-a-dia (com um viés contra um em especial)! Lembre-se de que existem mais chineses que escorpianos no mundo!

Felipe Dex: ainda acho muito mais incrível ter nascido no 13º dia depois do Dia das Bruxas.

Nenhum comentário: