sexta-feira, setembro 13, 2002

5X1 + 10X2 <= 300

"Medite sobre essa equação." Sim, medite. Essas foram as palavras de um de meus professores. A princípio parece uma idéia bem chula, mas pense a respeito. O que você enxerga quando vê isso escrito numa folha de papel? Alguns enxergam um gráfico (na verdade, por ser uma inequação é um semi-plano). Na cabeça de outros aquilo simplesmente não computa, não faz o menor sentido. Alguns procuram outra equação pra resolver o sistema (vícios de vestibular). Alguns devagam sobre o que são X1 e X2. Outros chegam no que poderia ser chamado o mais básico sentido: cinco vezes alguma coisa mais dez vezes alguma outra são no máximo trezentos.

Tudo isso está associado com o que vivenciamos antes em nossas vidas. Alguns dizem que há uma carga genética, mas é difícil de acreditar. Outros dizem que somos um espelho de nossas almas. Mas isso só adia o problema (como nossa alma formou essa personalidade?). É também uma forma de pensar que exime de culpa ("devo ter jogado pedra na cruz na vida passada"). E, a não crença no antropocentrismo é a forma mais básica de fuga. Na idade média, por exemplo, nada era culpa sua ou resultado de seu trabalho: "Deus quiz.". Existem visões piores: colocar a culpa nos outros e ficar só com o lado bom das coisas nas suas costas. Já é hipócrita, mas isso não é Dogma de nenhuma religião, creio eu.

Você também poderia enxergar a perfeição naquela equação: para um matemático, ela é simplesmente perfeita. Expressa tudo que é necessário na medida exata. Pessoalmente, faz tanto sentido quanto: "A árvore cresce para todos os lados, mas só chove no verão."

Nenhum comentário: