sábado, março 15, 2008

Quem sou eu?

Por muito tempo eu acreditei que eu mudava pouco, e o que realmente mudava era a maneira como eu via o mundo. À primeira vista é uma idéia fácil de comprar, mas pense um pouco mais e verá que não é tão simples assim.

Eu estava errado. A música mudou e mudei meus passos, sem mesmo perceber. É divertido voltar atrás e perceber quantos "eus" já existiram.

Felipão era como meu pai costumava me chamar. Era apenas um garoto de 4, 5, 6 e por fim 7 anos. Era travesso e entendia pouco do mundo, por que também conhecia muito pouco. Tinha uma cadela chamada Sweety, ajudava seu pai a limpar a piscina, na casa em Neverland que lhe parecia gigantesca. Aprendeu a ler, escrever, jogar xadrez e andar de bicicleta. Acho que de todas as minhas personalidades foi a que teve o fim mais trágico: perdeu seu pai. A violência desse evento fez com que meu cérebro entrasse em curto à medida que o mundo que eu conhecia desmoronava (minha mãe teve que dar a Sweety, que se tornou violenta por causa da morte do meu pai): fiquei 6 meses sem emitir uma única palavra. Também não tenho memórias desses 6 meses. Felipão morreu, junto com seu pai.

Mas Felipe nasceu, aos meus 8 ou 9, anos de idade. Ele morava em Ituiutaba, com a mãe e a irmã. Adorava andar de bicicleta, e a pequena cidade lhe dava muita liberdade. Morava em um apartamento médio, fazia aulas de inglês. Ele acreditava em Deus, possuía uma fé verdadeira. Tinha saudades de ser o Felipão, mas algo lhe dizia que não era possível. Da mesma forma que o Felipão tinha muitos amigos. Acordava com um rádio relógio. Perdeu sozinho seu medo de escuro da maneira mais difícil: trancando-se num quarto sem luz. Gostava de ficar horas olhando para o horizonte, brincando com sua mente.
Ele se mudou com sua família para Neverland, pouco depois de roubarem sua bicicleta. Apesar de que, aos desavisados, parecia um regresso, algo dentro dele lhe dizia que não era, era uma cidade nova. Evidência disso é que ele optou (ao ser perguntado por sua mãe) por uma nova escola, e não por aquela em que o Felipão estudara.
Ele fez novos amigos, mas algo lhe dizia que nos olhos deles não ardia a mesma chama que queimava nos seus: a vontade de entender e o desejo de aventura. Ele se sentia perdido...

Com catorze anos voltei a conviver com os amigos do Felipão, convívio intensificado aos 15. São esses meus amigos que sempre compartilharam minha vontade de sonhar, e meu desejo de aventura. Foi desse convívio que nasceu Wild Ace, que no começo ainda tinha um pouco do Felipe, mas isso foi se perdendo. Ele foi apelidado de Frango por seus amigos. Mas a chama que nele brilhava logo fez com que muitos o chamassem de Frangão. Ele ganhou uma nova bicicleta. Um cachorro muito inteligente, chamado Sammy. Viveu novas aventuras. Novos sonhos. E ele correu atrás deles!!!
Seus sonhos o inscreveram na FUVEST, e o trouxeram para São Paulo. Assim que chegou, ele sabia que não seria mais o mesmo.

Agora já no território da Dexlândia, tornou-se, com a indenpendência dela, Felipe Dex. E este não tem mais medos, talvez dúvidas sobre o futuro. O desejo de aventura arde em seus olhos numa intensidade nunca vista antes, por nenhuma das personalidades. Ele é livre.
Não tem medo de dizer sim ao que quer, nem não ao que não quer. Ele é o primeiro que percebe quantos Felipes já existiram, e que ele não é nenhum dos antigos.
Chamei minha própria vida de Friday Night Adventures. Sou mais apaixonado pela vida, mais brincalhão, mais seguro.

Tenho a certeza de que sou imortal. Consigo conquistar mentes e corações. Nas horas vagas, comando a poderosa nação da Dexlândia. (O título de poderosa foi atribuído por um grande amigo meu!).

Felipe Dex: e ainda carrego um pouco de cada um dos meus velhos "eus" comigo. Foi o Wild Ace que aprendeu a programar e deixou as costeletas crescerem. Era o Felipe que tinha a paixão pela velocidade e a bicicleta. E Felipão era quem inventava super-heróis, estações espaciais e guerras fantásticas.
Este texto foi originalmente escrito no dia 10/abr/06, às 2:34 da manhã, em um caderno vermelho. E publicado hoje!

Nenhum comentário: