domingo, novembro 24, 2002

Manifesto contra o Light

Ontem fui ao supermercado. Depois de alguns itens, fui comprar meu amado presunto: de porco, que é, afinal de contas, presunto de verdade. Levei mais de 5 minutos para encontrá-lo, sabem por quê???

Simplesmente porque a prateleira estava lotada de "presunto" de chester, de frango, de peru e sei lá mais o quê. Aposto que daqui a pouco teremos PRESUNTO DE SOJA!!!

E não é apenas o presunto: é tudo, do refrigerante ao MOLHO SOYU. Teoricamente não sou oriental, e não poderia reclamar do molho soyu, que eu nem uso... mas surpreenda-se ao descobrir que existe uma versão light dele. É óleo!!! Como ÓLEO pode ser LIGHT??? Óleo é GORDURA!!! Em essência. Mesmo se for de... sei lá... SOJA!

Sabem por que o SOYU Light é Light? Ele tem menos sal! SAL!!!! E lamento aos "lights" de plantão... mas SAL NÃO ENGORDA! Alguns poderiam argumentar que aumenta o acúmulo de água no corpo. Deixo a resposta teórica para os químicos de plantão, mas possivelmente, quanto sal pode existir em 300 ml de SOYU, que nem parece salgado.

E nem é que o light não tem sal, ele tem MENOS sal.

E agora repito as palavras de meu professor de química orgânica do colegia: Adoçante (o famoso Aspartame) contém cadeias benzênicas. Cadeias Benzênicas estão presentes em várias outras coisas, mas o efeito conhecido delas é CAUSAR CÂNCER. Açúcar não contém cadeias benzênicas. "Mas têm muitas calorias." Cem gramas de açúcar contém apenas 60 kcal. Estou com um pacote de Bono do meu lado, e seu rótulo me diz que 32g de bono (2 biscoitos) têm 150 kcal. Assim, por regra de 3, 100g de bono (meio pacote) têm 468,75 kcal.

Meio pacote de bono é pouco, mas dificilmente você irá usar mais de 100g de açúcar para adoçar café. É só pensar em quanto tempo dura 1 Kg de açúcar se for usado apenas para adoçar café.

E para encerrar, eu gostaria de encerrar esse manifesto plageando as palavras de uma amiga minha: "Eu duvido que light emagreça. Todo mundo que come light é gordo." Eu apenas discordo na generalização, mas é verdade que a grande maioria dos adeptos do light ou está acima do peso ou ainda: malha o dia inteiro. Sim, as pessoas que fazem academia porque é "fashion" também aderem ao light.

Eu pergunto a mim mesmo, e a todos que lerem esse texto, como surgiu o "Movimento Light"? Eu concordo que foi uma grande jogada de Marketing, mas por que ela foi capaz de entrar no coração de centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo?

Acho que as pessoas acreditam no PODER do Light. E realmente acham que podem emagrecer comendo chocolate light (Apenas 40kcal a menos que chocolate de verdade, a cada 100g.), e que tomando café com adoçante (talvez 6 kcal a menos, em uma xícara) podem comer tranqüilamente um pacote de Bono.

Não se engane: para quem está acima do peso: o Light apenas esconde sua incapacidade de disciplinar a alimentação (ou exercícios ou sei lá) e assim emagrecer. Não escondendo dos outros, mas de você mesmo. Para quem quer uma vida saudável: meu avô comeu presunto (de porco) e café com açúcar e viveu 84 anos.

"Panes et Circenses."

Nenhum comentário: