sexta-feira, janeiro 30, 2004

Stress Scenario

Eu tava agora há pouco discutindo com um amigo meu sobre projeções para o ano de 2004, porque eu investi em bolsa e tal (sim, eu tomei a ronca de hoje, mas no acumulado tou ganhando ainda...). Ele falou, e eu concordei, que o mundo está num daqueles momentos únicos na história, onde as coisas parecem estar dando certo, bem de leve, mas há uma chance, não tão desprezível assim, de que aconteça, para a nossa sociedade, algo nas proporções da Queda de Roma.

Vamos analisar o cenário. Em primeiro lugar, o mundo hoje é movido por duas coisas contraditórias: desejo de retorno a curto prazo e aversão a risco. É claro que, se você deseja retorno de curto prazo, tem que correr mais risco. Só que você não quer correr risco. O resultado final é algo do tipo: "Oh Não! O Lula torceu o pé!!!" "Isso põe em risco toda a política do governo!!!" "Meu Deus!!! Que será de nós" "O mercado hoje: Ibovespa fecha em baixa de 8%, dólar dispara, fuga de capitais dos países emergentes.... etc etc etc"

O resultado final é que temos uma bomba econômica pronta para explodir ao menor sinal de crise. Já explodiram inúmeras bombas desse tipo, por exemplo em 1929, e a sociedade continuou de pé. OK, mas então o cenário político estava calmo, o que não é verdade agora... estão sendo traçados

Os Passos para o Abismo

1. Daqui duas ou três semanas, por causa do escândalo da ausência de armas de destruição em massa no Iraque, Tony Blair renuncia. Capa de todos os jornais no mundo: "Eles não tinham nem traques" declara Blair.
2. Três dias depois, aquele Iraquiano Insano e Fundamentalista ascende ao poder nos braços do povo. Assim que assume o poder, declara embargo aos Estados Unidos da América e inflama os corações árabes: "Dólares não compram petróleo!". O petróleo iraquiano passa a ser cotado em Euros. Esse movimento é seguido por Irã e Arábia Saudita, cujos povos odeiam os yankees.
3. O dólar, sem o lastro do petróleo, entra em parafuso. Para tentar salvar a economia estadunidense, Bush declara guerra à Tríade Demoníaca, conclamando a VIII Cruzada. Sem Blair, sequer a Inglaterra apóia Bush. O papa se opõe à Cruzada. Horas depois, um acessor de Bush declara que o presidente se enganou com as palavras, e que ninguém está iniciando uma guerra santa... Muçulmanos iniciam os preparativos para uma Jihad.
4. Esses acontecimentos levam a um grande Crash Mundial das Bolsas, seguido de choques gigantescos em taxas de juros em todo o mundo. Alan Greenspan tem um ataque cárdiaco e entra em coma, provocando queda de 12% em uma manhã no Dow Jones. Ele morre 3 dias depois. Analistas financeiros são incapazes de precificar o risco. Fortuna pessoal de George Soros triplica em 2 dias.
5. Como a ONU já havia perdido a validade, para pressionar Bush, a União Européia declara o fim da OTAN e a criação, juntamente com a Rússia, de um Exército Europeu. "Não podemos aceitar atos de tal irresponsabilidade", diz Schröder.
6. Três semanas depois que os yankees invadem o Oriente Médio (Tríade Demoníaca), a população afegã se revolta, tirando do poder o ditador implantado pelos estadunidenses (que tem 10% de apoio popular). O Afeganistão também se torna fundamentalista, declarando imediatamente embargo aos Estados Unidos e ajuda a seus aliados na Jihad contra o Grande Mal. Osama Bin Laden aparece AO VIVO na Al-Jazeera, e promete vingança. As imagens são transmitidas em tempo real pela CNN.
7. Nova York é tomada por protestos. Alguns são pela paz, a maioria pelo aumento do orçamento dedicado à questão social. As taxas de desemprego disparam.
8. Com a ONU inutilizada, e os Estados Unidos imersos em crise e dedicados à guerra contra o Tétrade Demoníaca, a China declara que vai dar cabo da insurreição na província de Taiwan.
9. Sociedade Capitalista entra em colapso: falta de poder de compra do dólar torna o mercado internacional inacessível aos estadunidenses. Excesso de poder de comprar torna produtos europeus inexportáveis. Cotação bate em e$1.129.951,12/US$.
10. Radicais de extrema direita estadunidenses conseguem uma amostra do vírus da varíola, e decidem purificar o país, para livrá-lo da crise. Ruas se enchem de corpos. O setor de aviação foi um dos primeiros a entrar em colapso, o que impede uma epidemia a nível global, mas a América do Norte é devastada.
11. Terroristas muçulmanos incendeiam o Central Park. Dois dias depois, um pequeno grupo negros e latinos pintaria de vermelho o nariz da Estátua da Liberdade, num gesto simbólico que comove o mundo.
12. O caos toma as ruas dos Estados Unidos, a população insandecida e sem esperanças saqueia, rouba e mata.
13. Grupo de 2.000 soldados estadunidenses que atacava o Irã se entrega aos muçulmanos, sem luta ou resistência. Já havia uma semana que não faziam a barba ou cortavam o cabelo. Ao se entregarem gritavam apenas: "Alá!!! Alá!!!"
14. O general estadunidense responsável por atacar a Tétrade Demoníaca pelo norte faz um depoimento a CNN, onde confessa ser um admirador de Adolf Hittler. Cinco dias depois, ele ordenaria que suas tropas invadissem Israel, ao que seus homens obedecem sem contestar.
15. Um general da reserva, nos Estados Unidos, dá um golpe de estado, assumindo o poder e encarcerando Bush, por sua atitude covarde frente a nação. Negros e latinos incendeiam o Capitólio. Chinatown se declara independente e pede anexação à China. China aceita, logo após anexar o Taiwan, e declara: "Não aceitaremos qualquer agressão a nossos territórios, nem a nenhum de nossos irmãos chineses!"

O resto fica por conta da imaginação de vocês.... Felipe Dex cai de sono... e não se atreve a prever além disso. Um outro dia talvez.... se é que vai haver outro dia......

Nenhum comentário: