quinta-feira, janeiro 29, 2004

Vida Corporativa: O Mercado

Então, um dia, você começa a trabalhar num banco. Descobre o que é um LFT. Uma LTN. Daí um dia você descobre o Spread. E o formato da Curva de Juros. E o duration. Mas vê que o duration não é um bom indicador. Daí vem o Modified Duration, que também não é lá essas coisas. Um belo dia você compreende o Modified Twist Duration. Esse é o Point of No Return.

Depois disso você começa a ver que, se você tenta "hedgear" uma LTN ficando vendido em futuro de DI, não fica rendendo CDI, além disso tem o efeito do spread da LTN.

Você então começa a entender que não é só a taxa de juros que faz um papel render. A oferta e a demanda de mercado influem muito. E daí você vê que o mercado de renda fixa lembra um pouco o de renda variável. E vê que em renda fixa também se conseguem ganhos especulativos.

Eu me pergunto hoje se conseguiria me desligar disso. E o teste está para acontecer... vou tirar duas semanas de férias em fevereiro (as primeiras férias da minha vida corporativa). Será que vou ligar para o cara que trabalha comigo e perguntar: "E aí meu, como que tá a curva?"

Felipe Dex: há uma crença cega no Mercado das pessoas que trabalham com ele. Uma vez, ao contar uma história de um cara que subiu na carreira passando a perna em outras pessoas, um cara do trampo comentou: "Mas não vai longe, o Mercado é eficiente."

Nenhum comentário: