terça-feira, outubro 25, 2005

Sobre o dito Referendo...

OK OK OK... eu justifiquei meu voto. E justifiquei pra ver o show dos Strokes... o que eu creio ser uma causa honrada.

No entanto, há duas coisas que eu preciso comentar a respeito dessa grandiosa, porém parcialmente inútil, manifestação da democracia.

A primeira é que fiquei CHOCADO com a margem de erro das pesquisas, feitas 2, 3 dias antes do referendo. Eu vi no BAND News uma pesquisa do Ibope dizendo que o que placar seria 49% para o NÃO e 42% para o SIM, com margem de erro de 2,2%.

Bem, como todos sabem, no resultado final, o NÃO ficou com 68%!!!! Os caras não passaram nem perto!!! Erraram por umas 7 ou 8 vezes o erro que disseram que podiam ter. Pense nisso antes de acreditar em alguma pesquisa....

Vale dizer que o Datafolha previa o NÃO com 57%. Bem mais palatável, mas ainda a belos 10% de distância do real. E 10% dos eleitores é um erro gigantesco!!! Esses caras todos deviam realmente rever uns conceitos de estatística!!!

A outra coisa, como não podia faltar, é a piada pronta! Eu gosto muito quando o José Simão diz que o Brasil é o país da piada pronta, nada é mais verdadeiro. Na minha opinião, argumento algum daqueles que apoiaram o NÃO, pode superar a mensagem passada por uma simples notícia de jornal, da Folha Online (é um link, leia inteiro lá):

Uma discussão sobre o referendo acerca da venda de armas de fogo e munição dentro de um bar em Juiz de Fora (255 km de Belo Horizonte) foi encerrada na madrugada desta sexta-feira com o defensor do "não" disparando três tiros contra o defensor do "sim".

Faço questão de citá-la, e ela me faz crer que o resultado não foi o melhor a longo prazo.

Felipe Dex: uma grande oportunidade perdida, junto com meu celular (é uma merda perder o celular!!!). Antes que alguém diga que no longo prazo estaremos mortos, eu abriria uma possibilidade maior para estar morto no médio prazo...

Nenhum comentário: