domingo, outubro 16, 2005

Um pouco de política e economia

Sei que muitos acham que se preocupar com os rumos da política e economia de um país é um sintoma de prepotência do indivíduo. Eu compartilho de uma opinião totalmente oposta: não se preocupar com tais coisas é alienação. Mas tal preocupação não pode se limitar a achar que a direita está certa ou errada. Gosto de um pensamento imparcial, que realmente busque estabelecer as bases de um país forte, com um povo rico.

Por mais que se reclame da excessiva carga de impostos, não acho que reduzí-los, numa jornada para igualar o modelo dos Estados Unidos, seja uma boa idéia. Trinta e sete milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza são uma boa dica disso... Não! Não estou falando do Brasil (que tem seus 30 milhões no mesmo estado), estou falando de nossos amiguinhos yankees... O modelo europeu, do estado de bem-estar social, me parece bem mais interessante... e igualitário.

Pessoalmente eu acho o capitalismo um sistema econômico fascinante, a competitividade que ele inspira é uma grande semente do desenvolvimento científico e cultural. Infelizmente, o capitalismo puro tem um efeito colateral importante, que não pode ser desconsiderado: ele cria um grande redemoinho entre as classes sociais, sugando a riqueza dos pobres para os ricos. Creio que o Estado deve, como o lendário Robin Hood, corrigir essa lambança.

Àqueles que pregam que o Estado não deve fazer nada que não manter a propriedade private em seu lugar, peço que olhem pela janela de seus carros e casas, vejam as pessoas dormindo nas ruas e a violência aumentando cada vez mais...

Não, senhores, a solução não é matar ou prender os pobres!

Felipe Dex: o capitalismo é um bom, não me atrevo a dizer o melhor, sistema econômico. Mas tem efeitos colaterais devastadores, que devemos medicar...

Nenhum comentário: