domingo, agosto 21, 2005

Longo Prazo

Essa semana foi a do bônus (aquela coisa que você recebe da empresa se tiver atingido suas metas). Além das pessoas descobrirem o quanto vão receber em dinheiro (no meu caso zero, pois acabo de ser efetivado... só sou elegível a partir do final do ano), são traçadas as metas que elas devem cumprir se desejam continuar recebendo bônus (hahaha). Fui então falar com a minha chefe a respeito de minhas metas para o semestre, numa salinha de reunião, na manhã de sexta. Mas não é exatamente das minhas metas que quero falar...

Durante a reunião, minha chefe disse uma frase que era algo como "... daqui 2 ou 3 anos você...". Passaram, em um grande flash, várias imagens na minha cabeça, imagens de um futuro projetado por mim mesmo e para mim mesmo. Foi meio assustador.

Admito que me sinto um pouco em desvantagem nessas horas porque ainda estou com um grande foco em terminar a faculdade, o que me impede de pensar no que vem depois. Na prática, admito que meu futuro está cheio de incertezas. Creio que se quebrou aquele comodismo de vestibular e faculdade, onde as metas estão traçadas por si só. Agora tenho que traçar minhas próprias metas, e é um pouco difícil sem um referencial.

Acho que preciso parar e fazer uma análise de cenário mais completa para tomar uma decisão. Tenho que pensar como o mundo vai estar daqui 10 anos. Pensar nas minhas forças e fraquezas. E então ser capaz de enxergar as oportunidades e ameaças. Coisa de administrador... hahaha

Talvez eu deva começar agora, pelo menos definindo os aspectos que deveria olhar no mundo, e tentar estimar. Hmmmm.... que tal: Política, Economia e Cultura. Os 3 grandes pilares da sociedade. Qual será a magnitude das mudanças que podem ocorrer em 10 anos?

Eu admito não estar otimista com o mundo em 10 anos. A primeira grande tendência que se vê é o aumento da desigualdade social. A outra são os Estados Unidos com uma força militar cada vez mais desnecessariamente forte. A Ascenção da China. Queda na produção de petróleo. Novas fontes de energia. E a Europa, que vai acontecer com ela? O Japão? A África continuará esquecida? Haverá uma nova revolução filosófica? Mais egoísmo ou mais altruísmo? Guerra? Invasão da Amazônia? Ocupação definitiva do Oriente Médio, pelas últimas gotas de petróleo?

O mundo tá uma bagunça... só me pergunto se sempre foi assim....

Felipe Dex: pensando no que vai fazer quando acabar o petróleo....

Nenhum comentário: